Era uma vez, um problema matemático...

O poder das histórias para transformar o aprendizado de matemática

Ei, professor(a), como está?

Vamos falar sobre contação de histórias? 

Sim, é agora que você questiona: – ué, mas não é uma news voltada ao ensino da matemática? 

Embora a área de exatas seja repleta de números e conceitos, ela se torna limitada quando associada apenas a isso. Pois bem, a matemática também pode (e deve!) ser contada. Isso significa que em vez de apresentar um problema frio e sem contexto, podemos transformá-lo em uma história envolvente. 

Spoiler: as crianças adoram e conseguem aprender com muito mais facilidade por intermédio desse tipo de estratégia. 

Por isso, na edição desta semana, vou compartilhar ideias para incorporar a contação de histórias na matemática e transformar as suas aulas.  

Boa leitura!

De números a narrativas: dando vida à matemática

Como a contação de histórias pode facilitar o entendimento dos conceitos matemáticos

Quantas vezes seus alunos já disseram que a matemática é uma disciplina difícil? Ou ainda, que preferem qualquer outra matéria em vez dela? É, para muitas crianças o universo dos números ainda é um bicho-de-sete-cabeças.

Entretanto, se você experimentar usar o cotidiano como isca, vai perceber que a matemática só é abstrata e distante quando não se conecta com a realidade. É aí que entra a contação de histórias!

Quando contamos uma história, criamos contexto, despertamos curiosidade e atribuímos significado ao que, até então, parecia sem sentido. As crianças se envolvem, visualizam a situação e passam a enxergar os números como algo vivo, dinâmico e presente. 

Pensa só: ao invés de simplesmente passar esse tipo de exercício na lousa:

“João tinha 5 balas e ganhou mais 3, quantas ele tem agora?”, você pode criar uma narrativa mais ou menos assim: 

“João estava no parque quando encontrou um amigo que lhe deu 3 balas. Ele já tinha 5 no bolso. Agora, ele está mais feliz, pois já pode dividir com a irmã. Isso porque o total de balas que ele tem é?

Parece uma mudança pequena, mas faz toda a diferença!

As histórias estimulam a imaginação e o raciocínio lógico de maneira natural. Ao abordar situações do dia a dia e temas atuais, ajudamos os alunos a se conectarem com os personagens. Além disso, incentivamos que façam previsões e testem hipóteses antes mesmo de chegarem ao objetivo matemático.

Isso significa que, em vez de memorizarem, eles compreendem o conceito em sua totalidade.

Vale lembrar que a contação de histórias transforma a aula em um momento de troca e participação ativa. Os pequenos criam suas próprias narrativas matemáticas, desafiam os colegas e até encenam situações para resolver problemas propostos. 

A matemática não precisa (e nem deve) ser uma sequência de exercícios sem contexto. Ao darmos vida aos números, abrimos um novo caminho para que as crianças se encantem, se sintam mais confiantes e tornem-se protagonistas diante dos desafios matemáticos.

Falei mais sobre o protagonismo e a autonomia infantil na news da semana passada, para acessá-la, clique aqui

Então, que tal testar essa abordagem nas suas próximas aulas? Crie uma história, envolva seus alunos e veja como a matemática pode ser muito mais envolvente do que parece!

Conteúdo do site em destaque

Proposta de atividade para melhor absorção do conteúdo

Abaixo, você acessa algumas propostas de atividades para trazer a contação de histórias na matemática para a sua sala de aula. 

Ideias de atividades de contação de histórias na matemática

Veja cinco ideias de atividades que combinam contação de histórias e matemática:

1. A aventura dos números perdidos

Crie uma história sobre números que desapareceram de um reino matemático. Os alunos precisarão resolver desafios para recuperar cada um deles, usando as operações matemáticas e o raciocínio lógico. 

2. Problemas matemáticos encantados

Conte uma história baseada em um problema matemático. Por exemplo, uma fazenda onde os animais precisam ser divididos em cercados ou um pirata que precisa repartir seu tesouro. Os alunos devem resolver os desafios dentro do enredo, utilizando o raciocínio lógico, operações básicas e a interpretação de texto.

3. Era uma vez... um gráfico!

Solicite que os alunos criem uma história a partir de dados reais (por exemplo, preferências de brincadeiras da turma, frutas favoritas, quantidade de passos dados em um dia, e assim por diante). Depois, eles devem transformar as informações em tabelas e gráficos para visualizar os resultados.

4. O mistério das figuras geométricas

Monte uma narrativa de mistério na qual as pistas envolvam figuras geométricas. Exemplo: "O ladrão fugiu deixando apenas sombras triangulares no chão. Qual será o próximo lugar onde ele pode estar?" Os alunos precisam identificar formas e suas propriedades para resolver o caso, usando a classificação das formas geométricas e a percepção espacial.

5. Histórias que contam (e calculam!)

Peça para os alunos criarem uma pequena história na qual os personagens enfrentam desafios matemáticos no enredo. Pode ser uma situação na qual precisem dividir recursos, calcular distâncias ou resolver enigmas numéricos. Eles precisam contar com a interpretação e a criatividade. 

Vale dizer que todas as sugestões acima podem ser modificadas conforme a faixa etária e a turma em questão.

Seleção de itens úteis para a sua contação de história matemática

Se você é da área de exatas, provavelmente nunca contou histórias na sala de aula. Por isso, deixei uma seleção de itens úteis para lhe ajudar a planejar esse momento. Veja!

O livro “A arte de narrar histórias” traz a visão de diferentes recursos para a contação de histórias. A leitura fala sobre o papel do narrador e como ele deve conduzir dinâmicas mais participativas. Veja na Amazon

Uma forma de tornar a sua história mais real é apostar em objetos para ilustrá-la. E, já que estamos falando da matemática, os “Números em madeira” podem ser excelentes companheiros nessa atividade. Veja na Amazon

A “lanterna mágica” é um recurso lúdico que pode trazer mais vida às suas histórias. Com ela, é possível projetar na parede os personagens mencionados, permitindo que as crianças não apenas os imaginem, mas também se familiarizem com eles.". Veja na Amazon

Por fim, os fantoches de dedo são um conjunto com 10 peças de animais que podem compor a sua narrativa. Você pode usá-los para contar a sua história e emprestá-los aos alunos que contarão as deles. Veja na Amazon

Inspirações de vídeos com contações de histórias matemáticas

Para finalizar, selecionei alguns vídeos com contações de histórias que envolvem a matemática para você se inspirar.

[animação] "A MATEMÁTICA DO URSO" de Blandina Franco - Disponível no YouTube

“A matemática do urso”, conta a história de um urso que realizava diversas trocas de frutas com outros animais da floresta. No decorrer da narrativa, as crianças aprenderão conceitos como adição e comparação. Veja o vídeo

[animação] A fila dos números - Disponível no YouTube

O vídeo “A fila dos números” conta a história de uma escola, na qual alunos e professora eram números. A narrativa gira em torno da disciplina e da posição dos números em fila, enfatizando a importância de olhar para frente e manter a atenção. Assista ao vídeo

[animação] Números malucos - Disponível no YouTube

Os “números malucos” é uma animação divertida e educativa. Ela apresenta uma aventura no mundo da matemática, focando em como as crianças podem aprender a contar de forma lúdica. Veja o vídeo aqui

A edição termina aqui, mas eu espero que o seu planejamento esteja apenas começando. Lembre-se de compartilhar as ideias com seus colegas de profissão. 

Boa aula e até a próxima semana!

Reply

or to participate.