- Material Dourado
- Posts
- Dinâmicas de volta às aulas: crie laços e faça a diferença
Dinâmicas de volta às aulas: crie laços e faça a diferença
Transforme os primeiros dias em conexão e momentos memoráveis
Ei, professor(a), como está?
As férias estão acabando e a mistura de sentimentos começa a se instalar: saudade da rotina, ansiedade para conhecer os novos desafios e a vontade de planejar o melhor ano letivo possível. Não é mesmo?
Entendo e concordo que os últimos dias de descanso são preciosos. Aliás, já falei muito sobre isso nas últimas edições. No entanto, é o momento ideal para pensar em novas estratégias e planejar um retorno diferente.
Neste contexto, nada melhor do que desengavetar algumas dinâmicas para transformar os primeiros dias de aula em conexão e momentos memoráveis – tanto para os alunos quanto para nós mesmos!
Pensando nisso, na news desta semana, trouxe algumas sugestões de atividades leves, criativas e cheias de potencial para começar o ano com tudo! Vamos juntos fazer de 2025 uma experiência incrível?
Boa leitura!
Um convite à conexão
A importância das dinâmicas para a socialização dos alunos e dos professores
Você, com certeza, já percebeu que os primeiros dias de aula têm aquela energia meio única. É um misto de novidade, ansiedade e até um pouco de receio: tanto da nossa parte quanto dos estudantes.
Neste contexto, as dinâmicas servem para quebrar o gelo e abrir espaço para a construção das primeiras conexões. É como se elas funcionassem como uma espécie de “atalho” para aproximar as pessoas.
Mais do que isso, são um convite à comunicação. Isso porque, muitas vezes, os alunos chegam com suas caixinhas fechadas e cheias de insegurança. Uma boa atividade quebra essa barreira e incentiva cada um a mostrar quem é, sem medo de julgamentos.
Desta forma, os participantes que acabaram de se conhecer descobrem afinidades, compartilham alegrias e percebem que estão todos no mesmo barco. É o ponto de partida para criar um clima de cooperação e pertencimento, algo fundamental para o sucesso de qualquer grupo.
O resultado? Um ambiente no qual todos se sentem valorizados!
E tem mais: essas atividades não são só para os alunos! Elas também ajudam a nós, professores, a observar a turma, entender as personalidades e até descobrir pontos como:
quem se destaca como líder;
quem é mais tímido;
quais alunos já têm uma amizade prévia;
quem pode precisar de uma atenção especial para se integrar.
É uma chance de entender as individualidades e ajustar o plano pedagógico para atender melhor a turma.
Então, que tal começar o ano criando laços e deixando memórias positivas nos seus alunos? As dinâmicas não são apenas brincadeiras: elas são o alicerce para construir um ano letivo mais colaborativo, conectado e divertido.
Vamos às ideias?
Dinâmicas para os primeiros dias de aula
Agora, você vai conhecer 5 dinâmicas para os primeiros dias de aula. Vale dizer que é possível escolher apenas uma ou reservar um dia para aplicar todas elas. Anote tudo!
5 Dinâmicas para os primeiros dias de aula
1. Equilibrando bexigas
Objetivo:
Mostrar a importância do trabalho em equipe
Instruções:
Cada aluno enche uma bexiga e recebe como instrução inicial deixá-la no ar sem que caia.
Aos poucos, a ideia é retirar aluno por aluno da brincadeira, mas deixar as bexigas. Ou seja, as crianças restantes precisam equilibrar a sua própria bexiga e as dos colegas que saíram da dinâmica.
Em determinado momento, será quase impossível manter todas as bexigas no ar. É nessa hora que você deve discutir com a turma o quanto é difícil lidar com tudo e qual a importância do trabalho em equipe.
Durante o ano essa reflexão pode ser pauta sempre que houver conflitos nas atividades em grupo.
2. Teia da amizade
Objetivo:
Fortalecer conexões
Instruções:
Forme um círculo e entregue um novelo de lã ou barbante ao primeiro aluno. Ele deve segurar a ponta do fio, dizer seu nome e o que espera do ano letivo.
Em seguida, você precisa jogar o novelo para outro colega, que fará o mesmo: segurar o fio, dizer o nome e o que espera do ano letivo.
Repita o processo até que todos participem, criando uma teia no centro do círculo.
No final, mostre como todos estão conectados e peça que juntos levantem a teia como símbolo de cooperação e conexão.
Durante o ano essa reflexão pode ser pauta sempre que houver discordância nos objetivos de cada um dos alunos.
3. O desafio da ilha
Objetivo:
Desenvolver habilidades de cooperação e resolução de problemas.
Instruções:
Desenhe uma “ilha” no chão com giz ou fita adesiva, reduzindo seu tamanho gradualmente (ou use uma área delimitada, como um tapete pequeno, ou papel craft).
Todos os alunos precisam posicionar-se dentro da ilha sem “cair no mar”.
Aos poucos, reduza o espaço da ilha, de modo que eles precisem se organizar para que todos caibam nela.
No final, pergunte o que foi mais difícil e como trabalhar juntos ajudou a resolver o desafio.
Durante o ano essa reflexão pode ser pauta sempre que houver conflitos na hora das atividades que exigem cooperação.
4. Explosão de perguntas
Objetivo:
Quebrar o gelo e estimular a troca de informações.
Instruções:
Escreva perguntas simples em pequenos pedaços de papel (exemplo: “Qual é a sua comida favorita?”, “Qual é o filme você mais gosta?”, “Se pudesse viajar para qualquer lugar, para onde iria?”).
Coloque cada pergunta em um balão e encha-os.
Os alunos se reúnem em círculo e, ao som de uma música, passam os balões uns para os outros.
Quando a música parar, cada aluno estoura o balão que está com ele e responde à pergunta em questão.
Ao final, todos os participantes terão se conhecido melhor e descoberto interesses em comum.
Durante o ano essa reflexão pode ser pauta sempre que for necessário falar sobre autoconhecimento e conexão.
5. Eu nunca
Objetivo:
Fortalecer conexões
Instruções:
Forme um círculo com os alunos, todos de pé.
Explique que cada um deles deverá dizer algo que nunca fez, começando com a frase “Eu nunca…” (por exemplo: “Eu nunca tirei nota vermelha em matemática” ou “Eu nunca comi comida japonesa”).
Quem já fez a ação mencionada dá um passo à frente; quem não fez, permanece no lugar.
Continue até que todos participem.
A ideia é mostrar que, mesmo sendo diferentes, todos têm algo em comum.
No final, a turma se sentirá mais conectada.
Durante o ano essa reflexão pode ser pauta sempre que for necessário falar sobre novas experiências.
Outras sugestões de dinâmicas (+ agora nos livros)
Se você é do tipo que gosta de usar dinâmicas (não apenas nos primeiros dias de aula), conheça e adquira os livros abaixo. Eles vão aprimorar o seu repertório de atividades leves e interativas.
“Dinâmicas e jogos para aulas de Matemática” é um livro sobre criatividade e dinamismo matemático. Nele, você encontrará mais de 100 páginas repletas de dinâmicas e sugestões de práticas pedagógicas. Veja na Amazon
Outro livro com atividades criativas para interação e fixação de conteúdo é o “Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa”. Além das sugestões tradicionais, há jogos de tabuleiro, cartas e desafios para realizar em sala de aula. Veja na Amazon
Indispensável para qualquer profissional que trabalha com grupos, o livro: “100 Jogos para grupos: Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas” não se limita a dinâmicas aleatórias, mas sim jogos didáticos pensados para o momento em que o grupo em questão se encontra. Veja na Amazon
E que tal vídeos para reflexão nos primeiros dias de aula?
Para um primeiro dia de aula ainda melhor, que tal unir as dinâmicas com alguns vídeos para reflexão? Reúna os alunos e faça um “cineminha” com temas importantes para o ano letivo, como: autoconfiança, simplicidade, transformação emocional, entre outros.
História Contada ACREDITE EM VOCÊ - "aprendendo a voar": vídeo que narra a história de um pássaro que viveu toda a vida preso em uma gaiola, até que um dia decidiu explorar o mundo. É uma mensagem sobre acreditar em si e superar limites. Veja no YouTube
História Infantil sobre VALORIZAR A VIDA QUE TEMOS: reflexão sobre simplicidade e felicidade. A história fala sobre um garoto rico que vai passar as férias na fazenda dos seus primos humildes e vive uma experiência que vale mais do que dinheiro. Veja no YouTube
História infantil O GIGANTE EGOÍSTA - Nossa criança interior: é a história de um “gigante egoísta” que passa por uma transformação emocional e aprende sobre amizade e compaixão. Veja no YouTube
Encerro a News da semana por aqui e espero que você aproveite essas sugestões para começar o ano letivo com tudo!
Até a próxima semana!
Reply