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Matemática para todos: recursos pedagógicos podem ajudar crianças autistas na sala de aula
Explore métodos e ferramentas que tornam a matemática mais acessível e inclusiva
Ei, professor(a), como está?
A news dessa semana traz um tema desafiador e, ao mesmo tempo, recompensador: o ensino da matemática para crianças autistas. Embora a gente saiba que cada aluno tem seu ritmo e forma de entender o mundo, podemos facilitar essa compreensão por meio de recursos pedagógicos.
Você já experimentou algum deles?
O material dourado, por exemplo, faz toda a diferença, pois com ele é possível transformar conceitos abstratos em concretos. Afinal, muitas crianças no espectro autista precisam de estímulos palpáveis e visuais para absorver melhor os conteúdos. Assim, ao trazer esse tipo de ferramenta para as aulas você abre novos caminhos para o aprendizado.
Continue aqui comigo para saber como explorar esses recursos e conhecer uma proposta de intervenção pedagógica nessa linha. Confira também algumas indicações de livros sobre o assunto e conteúdos relevantes do mundo da educação.
Boa leitura!
De que maneira os materiais concretos facilitam a aprendizagem de crianças autistas
E como usá-los em suas aulas
Que os livros e cadernos são grandes apoiadores no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas você já deve saber. No entanto, o que você talvez ainda não saiba é que os materiais concretos são estratégias que facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos.
Isso porque ferramentas como o material dourado, por exemplo, conseguem transformar conteúdos abstratos em experiências táteis e visuais. Assim, por meio desse tipo de interação, os alunos compreendem a disciplina de forma mais significativa.
No ensino do sistema de numeração decimal, esse tipo de material auxilia na manipulação de unidades, dezenas, centenas e milhares. Em outras palavras, em vez de apenas ler ou ouvir sobre essa estrutura, as crianças conseguem ver, tocar e organizá-la, por meio dos blocos.
O mesmo ocorre ao ensinar operações básicas. É possível visualizar o processo da adição por completo e construir conexões concretas. Esse tipo de atividade reduz a sobrecarga cognitiva, pois divide o problema em partes menores e o torna mais acessível. Desta forma, os alunos compreendem o passo a passo de maneira mais simples e organizada.
Além disso, a abordagem com recursos pedagógicos auxilia na habilidade de resolver problemas e ainda amplia a autonomia. Isso porque essas ferramentas são intuitivas, fáceis de usar e permitem a exploração de ideias em seu ritmo próprio.
Vale dizer que os materiais concretos aumentam a confiança das crianças autistas e elas se sentem mais capazes de solucionar problemas por conta própria. Inclusive, professor(a), eles também são eficazes para adaptar o ensino às necessidades específicas de cada aluno, criando um ambiente acolhedor e inclusivo.
Agregá-los em suas aulas é simples. Além de apostar em dinâmicas diferentes, você também pode incluí-los na rotina. Ou seja, resolver um cálculo, um problema, ou realizar as atividades do livro com a ajuda deles.
Assim, se o exercício proposto é somar, subtrair, multiplicar ou dividir, o caderno e a lousa podem ser dispensados, dando lugar às peças douradas. Essa pequena mudança faz com que as crianças autistas visualizem melhor os conceitos.
Por fim, é possível combinar materiais concretos com outras estratégias como jogos e tecnologia para enriquecer a aprendizagem. Quando bem aplicados, os recursos pedagógicos ajudam a construir um alicerce sólido de conhecimentos matemáticos.
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Proposta de intervenção pedagógica
Abaixo, você confere uma proposta de intervenção pedagógica nessa linha.
Ensino de Matemática para alunos autistas com o uso de materiais concretos
Objetivo: promover uma aprendizagem mais significativa na disciplina da matemática para alunos autistas, usando materiais concretos.
Etapas da Intervenção
1. Diagnóstico Inicial
Avaliar o nível de conhecimento do aluno, considerando suas particularidades no espectro do autismo.
Identificar seus pontos fracos e fortes na matéria.
2. Planejamento das Atividades
Selecionar conceitos matemáticos adequados ao nível de aprendizagem do aluno.
Planejar atividades estruturadas, com objetivos claros, e com a ajuda do material dourado em cada etapa.
3. Implementação
Exemplo de Atividades
Reconhecimento numérico com material dourado:
Trabalhar o conceito de unidades, dezenas, centenas e milhares, com o uso do material dourado. Propor atividades de contagem e agrupamento de blocos, associando os números às peças manipuláveis.
Operações básicas:
Usar o material dourado para exercícios de adição, subtração, multiplicação e divisão. Permitir que o aluno chegue ao resultado organizando os blocos como ele preferir.
Jogos matemáticos
Criar desafios matemáticos para serem resolvidos com o material dourado. Esses desafios podem ser feitos em grupo para melhorar a interação.
4. Adaptações e apoios
Usar o livro didático, reforços visuais e outros recursos que ajudem na compreensão das atividades.
Adicionar pausas para respeitar o ritmo da criança.
Utilizar o reforço positivo para motivar e reconhecer os avanços do aluno.
5. Avaliação e acompanhamento
Monitorar o progresso por meio da observação e registrar a evolução.
Ajustar as estratégias conforme a necessidade, introduzindo ou retirando conceitos.
Resultados Esperados
Essa proposta visa à melhoria na compreensão de conceitos matemáticos para crianças autistas. Além disso, espera-se que haja aumento da autonomia e confiança do aluno em resolver situações-problema sozinho e na inclusão afetiva no processo de ensino.
Indicações de livros que podem ajudar no ensino da matemática para crianças autistas
A seguir, você confere algumas indicações de livros que podem ajudar no ensino da matemática para crianças autistas.
Simplificando o Autismo: Para Pais, Familiares e Profissionais: é uma obra completa que aborda o transtorno do espectro autista (TEA) de forma cuidadosa e sensível. O autor traz uma visão como médico, mas também como pai de uma criança autista. Veja na Amazon.
Autismo: o que fazer e o que evitar: Guia rápido para professores do Ensino Fundamental: é uma espécie de guia rápido e de pronta aplicação para professores do Ensino Fundamental com alunos autistas. Veja na Amazon.
Autismo explicado para crianças: um diálogo que explica o autismo de forma leve e divertida. É um excelente livro para promover a inclusão em sala de aula e mostrar a importância das diferenças que tornam cada aluno único. Veja na Amazon.
Matemática Para Alunos Com TEA: escrito de forma clara e objetiva, o livro traz atividades de fixação para alunos autistas. Todas as atividades foram testadas pela autora. Veja na Amazon.
Conteúdos relevantes do mundo da educação
Acompanhe, agora, alguns conteúdos relevantes do mundo da educação. Dentre eles, uma notícia que envolve a inteligência artificial, uma reflexão sobre o uso de telas no desenvolvimento infantil e um artigo inspirador sobre como combater o racismo na escola.
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Não é de hoje que há uma grande preocupação sobre o uso de telas, especialmente na educação infantil. O conteúdo em questão traz uma reflexão sobre as telas e o impacto para as crianças autistas. Leia no site G1
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Finalizo por aqui, e agradeço a sua companhia. Lembre-se de compartilhar a news com outros colegas de profissão e responder a este e-mail para sugerir novas pautas.
Boa aula e até a próxima semana!
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