• Material Dourado
  • Posts
  • Matemática: a outra língua que as nossas crianças precisam falar

Matemática: a outra língua que as nossas crianças precisam falar

A importância da Alfabetização Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I

Ei, professor(a), como está?

Esta é a primeira news do site e o assunto em questão é pauta na sala dos professores e fora dela. Afinal, sei que você também já percebeu que quando se fala em alfabetização todo mundo já pensa logo na Língua Portuguesa, não é? 

E tudo bem fazer essa associação. O ponto em questão, é que a Matemática também faz parte desse contexto, mas “vira e mexe” é esquecida.

Por isso, estou aqui hoje para mostrar que a linguagem dos números é tão importante quanto a das palavras. Ou seja, assim como as crianças precisam aprender a ler e a escrever para se expressar, é necessário que elas entendam os conceitos matemáticos para interpretar o mundo em sua totalidade. 

Então, leia até o fim para saber mais sobre esse assunto e conhecer uma proposta de atividade adaptável até o Ensino Fundamental. Ah! Também deixei indicações de jogos e alguns conteúdos relevantes do mundo da educação. 

Boa leitura!

O que você precisa saber sobre Alfabetização Matemática

E como aplicá-la de maneira estratégica nas suas aulas

Também chamada de Letramento Matemático, a Alfabetização Matemática é a capacidade de aprender os números para se comunicar, argumentar, raciocinar e compreender o mundo ao redor. 

Em outras palavras, os alunos precisam aprender muito mais do que fazer cálculos ou resolver problemas. Eles devem ser alfabetizados na Matemática, de modo que consigam interpretar o significado dos números em seu cotidiano. 

Isso porque tem se tornado frequente a quantidade de crianças que não sabem medir ingredientes numa receita ou assimilar uma placa de trânsito. Na infância esse tipo de coisa pode ser irrelevante, porém na vida adulta é muito prejudicial. 

Muito mais do que não conseguir fazer um bolo ou se atrapalhar no trânsito, o analfabetismo numérico também é o motivo de desequilíbrio financeiro. Afinal, uma pessoa que cresce sem saber o que os números propõem, dificilmente vai ter o controle sobre eles. 

A grande verdade, professor(a), é que a Língua Portuguesa e a Matemática se completam. É como se uma fosse o arroz e a outra o feijão - as demais matérias são guarnições, sobremesa e bebida. E, sabemos que também não podem faltar no cardápio. 

Contudo, um restaurante não funciona sem as refeições principais. Por esta razão, você deve pensar na Alfabetização Matemática como uma maneira de oferecer aos estudantes a “chave” para o entendimento pleno do assunto. Melhor dizendo, um entendimento que precisa ir além da necessidade de se dar bem no contexto escolar. 

Para isso, é possível apostar em atividades - de preferência lúdicas - para que a disciplina seja vista com “bons olhos” pelos pequenos e não como algo “maçante”. Inclusive, você pode adaptar os exercícios propostos nos livros didáticos e transformar as aulas em momentos divertidos e envolventes. 

Assim, como já afirmavam Platão e Sócrates: “O brincar é parte fundamental do aprender”. Não ignore isso! 

Conteúdo do site em destaque

Proposta de atividade para melhor absorção do conteúdo

Abaixo, você acessa uma proposta de atividade para que os alunos absorvam melhor o conteúdo!

Dinâmica: Mercadinho do Bairro

Objetivo: mostrar como a matemática é fundamental no cotidiano, especialmente no que diz respeito à associação de letras e números.

Material necessário:

  • embalagens vazias de produto;

  • dinheiro de brinquedo;

  • caneta e papel. 

Como jogar:

Primeiro, você deve solicitar que os alunos tragam embalagens vazias de produtos para a escola. Quando estiver com todas elas, a ideia é colocar preços fictícios em cada uma e distribuir uma quantidade específica de dinheiro de brinquedo para os alunos fazerem compras. 

É importante que além do valor, você faça plaquinhas com promoções e descontos. Assim, muito mais do que entender o preço, eles deverão interpretar as placas. 

Reflexão Final:

Ao final do jogo, é necessário conversar com os alunos sobre como a combinação de letras e números foi fundamental para o sucesso da atividade. Discuta a importância da matemática para tarefas simples do dia a dia, como cozinhar, e como entender números pode nos ajudar a evitar erros.

Essa dinâmica ajuda os alunos a perceberem que, tanto as palavras quanto os números são importantes para compreender o mundo. 

Indicações de jogos que podem ajudar na Alfabetização Matemática

Como já mencionado, apostar em atividades lúdicas é sempre o melhor caminho para manter os pequenos interessados na aula. Por isso, deixei algumas indicações de jogos que podem te ajudar nessa missão!

O kit de números móveis é um recurso pedagógico facilitador no processo de aprendizagem. Isso porque com ele as crianças conseguem explorar o conceito de valor, ordem e posição de maneira interativa e significativa. Veja na Amazon

Outra sugestão para auxiliar na Alfabetização Matemática é o conjunto de peças com letras e números. Afinal, como dito anteriormente, a Língua Portuguesa e a Matemática se completam. Veja na Amazon

Não podia deixar de mencionar as letras e números em EVA. Se você é professor da Educação Infantil, precisa de um recurso mais seguro e dinâmico. Inclusive, essa opção permite atividades com água. Veja na Amazon

A caixinha de números é um jogo educativo voltado especialmente para a construção e resolução de operações básicas. No entanto, por conter os números e seus principais símbolos é uma excelente opção para a Alfabetização Matemática. Veja na Amazon

Conteúdos relevantes do mundo da educação

Para finalizar, selecionei alguns conteúdos relevantes do mundo da educação. Tem notícia, reflexão e até inspiração. A leitura final comprova que as aulas lúdicas e interativas são importantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

[notícia] Comissão de Educação da Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas

Não é de hoje que se discute a questão do uso de celular nas escolas. No entanto, agora a Comissão de Educação da Câmara aprovou o projeto que proíbe essa utilização em todas as etapas da Educação Básica. Leia no site GZH

[reflexão] Qual é o real propósito dos professores?

Repensar a educação é algo mais urgente do que nunca. Contudo, isso começa com ambientes e pessoas que valorizam o aprendizado e acolhem os profissionais da área. Uma reflexão sobre a importante missão de apoiar os agentes transformadores do aprendizado. Leia no site Exame

[inspiração] Professor usa sorvete e pizza na aula de matemática para ajudar alunos com conteúdos do Enem

O professor Henrique Folster viralizou ao usar sorvete e pizza na aula de matemática dos alunos do Ensino Médio. Entretanto, essa não foi a primeira vez. Ele conta que percebeu que os estudantes aprendiam mais quando ele proporcionava experiências diferentes na sala. Leia no site G1

A news dessa semana acaba aqui, mas ainda tem muita coisa boa vindo por aí. Por isso, se você curtiu o conteúdo, compartilhe com outros professores e me mande sugestões de assuntos. Basta responder a esse e-mail. 

Boa aula e até a próxima semana!

Reply

or to participate.