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Matemática na Infância: estratégias que conectam os conceitos à realidade

Como ensinar matemática de forma lúdica e prática para apoiar o desenvolvimento cognitivo das crianças desde cedo

Ei, professor(a), como está?

Na edição passada falei sobre a importância da Alfabetização Matemática e trouxe uma proposta de atividade com base no ensino lúdico. Pois bem, na news dessa semana darei uma ênfase maior à ludicidade citada. 

Isso porque ensinar matemática de forma lúdica ajuda no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Inclusive, é uma excelente maneira de conectar conceitos à realidade, fazendo com que eles associem a disciplina ao cotidiano. 

Assim, se você ministra aulas de matemática para crianças, deve ter em mente que é preciso mais do que apenas apresentar números e fórmulas. Apostar em uma aula dinâmica e divertida retém a atenção dos pequenos e traz melhores resultados.

Continue comigo para saber mais sobre o tema. Além dele, também deixei indicações de cursos online gratuitos e sugestões de vídeos e filmes para assistir com a sua turma. 

Boa leitura!

Matemática sem ludicidade é apenas uma matéria de exatas

Aprenda a transformar as suas aulas em uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa.

Se você precisasse descrever uma aula de matemática que teve na infância, o que estaria nessa descrição? Uma classe cheia, com alunos sentados em carteiras enfileiradas e uma lousa cheia de continhas? 

Não precisa ser um gênio para saber a resposta dessa pergunta. Isso porque o método tradicional de ensino foca na transmissão de conteúdo e na teoria. Entretanto, embora não seja um erro apostar nele, a atualidade exige uma combinação de abordagens. 

Em outras palavras, o ideal é ter um pouco de tudo: lousa, livros, cadernos, interação e dinâmicas. Afinal, tudo o que é muito mecânico e inflexível não é atrativo. Nesse sentido, destaco a ludicidade como algo indispensável para o ensino da matemática para crianças. 

Inclusive, reforço a ideia que conectar conceitos à realidade é sempre a melhor forma de absorver um conhecimento. Pensa comigo: uma criança aprende mais geografia quando mostramos o mapa-múndi ou quando ensinamos o caminho de casa? 

É claro que o trajeto feito todos os dias é uma abordagem mais fácil, uma vez que associa o cotidiano às aulas. Então, se você quer ensinar os países, deve começar com a rua, o bairro e a cidade em que a criança mora. 

Agora, pense outra vez: é mais simples ensinar como localizar lugares em um mapa ou criar uma dinâmica de caça ao tesouro dentro dele? A sensação de ter que descobrir um tesouro perdido faz com que o mapa ganhe vida. 

Eu me lembro que quando criança, um professor ensinou os pontos cardeais de uma maneira diferente. Em vez dos livros, levou a turma para o pátio e riscou o chão. Durante a prova consegui mentalizar o “norte-sul-leste-oeste” com muito mais facilidade. 

Na matemática isso não é diferente. Uma simples brincadeira de compra e venda, ajuda o aluno a entender as quatro operações e desenvolver habilidades de contagem e raciocínio lógico. Contudo, quanto mais próxima essa dinâmica for da realidade dele, melhor!

Assim, professor(a), a disciplina precisa de uma “cara” mais leve. É isso que a ludicidade faz. Ao trabalhar com atividades práticas e divertidas se cria uma ponte entre o conceito e a aplicação no dia a dia. 

Afinal, para muitas crianças, a matemática é uma matéria cheia de regras e dificuldades. Porém, com um toque lúdico ela se conecta à vida e aos interesses delas. Então, que tal dar uma escapadinha do tradicional e abrir o espaço na sala para que os números sejam mais do que símbolos?

Conteúdo do site em destaque

Proposta de atividade para melhor absorção do conteúdo

Conheça, agora, uma proposta de atividade lúdica para que os alunos absorvam melhor o conteúdo matemático!

Dinâmica: Cantina matemática

Objetivo: trabalhar conceitos de operações básicas de forma lúdica e simular uma experiência do cotidiano das crianças. 

Materiais necessários:

  • lanches disponíveis na cantina;

  • dinheiro real ou fichas de compra.

Como jogar:

A ideia da dinâmica é fazer uma “brincadeira real”, ou seja, uma atividade na cantina da escola com lanches e dinheiro de verdade. Para isso, é necessário mandar um comunicado aos pais, solicitando uma quantia simbólica. É possível usar o dinheiro enviado ou fazer fichas que correspondam aos valores. 

Com tudo preparado, é o momento de deixar as crianças decidirem o que comprar para lanchar. A proposta é que elas mesmas escolham os lanches com base no dinheiro que possuem. Além de comprar, elas devem calcular o troco e até emprestar o dinheiro aos colegas, caso precisem. 

Em um primeiro momento, é fundamental deixar que os alunos se ajudem e façam suas compras sozinhos. Depois, é interessante fazer uma intervenção para concluir a tarefa, especialmente com aqueles que tiveram mais dificuldade. 

Reflexão Final:

Ao final da dinâmica, você deve reunir os alunos e fazer perguntas como:

  • Quais alunos compraram mais lanches? 

  • Alguém ficou sem troco ou não soube calcular? 

  • Alguma criança não conseguiu comprar todos os itens que queria? Por quê?

Esse tipo de atividade aproxima a matemática do cotidiano das crianças, uma vez que a cantina é um lugar que faz parte da rotina escolar. 

A compra de lanches é uma forma de conectar os conceitos à realidade delas. Além disso, facilita a compreensão das operações básicas e auxilia a lidar com os limites de orçamento.

Indicações de cursos on-line para professores

Embora o ensino tradicional deva ser respeitado e explorado, para elevar esse nível é necessário capacitar-se. Por isso, trouxe a indicação de três sites com uma série de cursos online para te ajudar nessa missão. O melhor de tudo? Todos são gratuitos!

O Ministério da Educação conta com mais de 70 cursos gratuitos para a capacitação de professores. Basta acessar o site e escolher quais deseja fazer. Para profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio, há opções para todo mundo. Acesse a plataforma aqui

O site Nova Escola também dispõe de cursos gratuitos para professores. São mais de 130 opções no catálogo com os mais diversos assuntos. Todos são online e possuem certificação. Acesse a plataforma aqui 

Se você quiser mais indicações, o blog da Mackenzie tem algumas sugestões. São 7 cursos online de diferentes plataformas. Ao acessar o site, é possível escolher a melhor opção e ser redirecionado à plataforma em questão. Acesse aqui para mais informações

Sugestões de filmes, animações e vídeos educativos

Para finalizar, selecionei algumas sugestões de filmes, animações e vídeos educativos para assistir com os alunos e enriquecer as aulas. Veja abaixo:

[filme] Matilda - Disponível na Netflix, Prime Video e YouTube

Embora seja um filme antigo, “Matilda” é um clássico para as crianças de todas as idades. Ele fala sobre o ensino lúdico, mas também aborda outras questões como a importância da leitura, da socialização e do afeto entre professor e aluno.  Veja o trailer aqui 

[animação] Numberblocks - Disponível na Netflix, Prime Video, Max e YouTube

Ainda pensando na ludicidade na matemática, a animação “Numberblocks” é uma excelente opção para a transmissão em sala de aula. Ela conta a história de blocos numerais que vivem na Terra dos Números e se unem para resolver problemas matemáticos. Veja um episódio 

[vídeo educativo] Desafios matemáticos para crianças - Disponível no YouTube

Além das animações disponíveis nos serviços de streaming, é possível apostar em vídeos educativos. Normalmente, esse tipo de vídeo conta com desafios matemáticos para crianças e são excelentes formas de investir em uma aula dinâmica e diferenciada. Veja um exemplo

A news da semana termina aqui, mas a sua missão está apenas começando! Explore as dicas e transforme as suas aulas. Ah, e não guarde essas ideias só para você! Compartilhe o conteúdo com os colegas de profissão. Lembre-se também de responder a este e-mail se tiver sugestões de pautas para as próximas edições. 

Boa aula e até a próxima semana!

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