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Quebrando o mito: frações não são difíceis – só precisam de contexto

Transforme a resistência em entusiasmo

Ei, professor(a), como está?

O tema da news desta semana costuma deixar muitos alunos de olhos arregalados: as temidas frações! Eu não sei você, mas na minha época como estudante, esse também não era um assunto que me agradava. 

Um dos maiores motivos disso é que muitas crianças têm dificuldade em compreender o tamanho de uma fração, pois pensam em termos de números inteiros. Assim, se você continua batendo na tecla do método engessado dos livros didáticos, é hora de investir em outras estratégias para descomplicar o conteúdo. 

Desde introduzir o conceito antes do esperado, até associá-lo ao cotidiano dos alunos, é possível transformar o ensino das frações em algo leve e até divertido! Para isso, acompanhe o meu raciocínio e torne o aprendizado tão natural quanto dividir uma pizza – literalmente! 

Boa leitura!

As armadilhas mais comuns ao ensinar frações para crianças

e como evitá-las?

Ensinar frações para crianças pode ser um grande desafio. No entanto, algumas armadilhas podem dificultar ainda mais esse processo. A primeira delas é ignorar a introdução gradual do conceito.

Sim, eu sei que você quer seguir as regras da BNCC - e isso não está errado. Contudo, esperar até o momento indicado no currículo pode sobrecarregar os alunos por se tratar da implantação de um conteúdo novo de forma repentina.

Assim, para evitar isso, a ideia é introduzir o conceito de frações desde cedo, ainda que de maneira sutil. Conversas simples sobre divisão de partes são importantes para os alunos se familiarizarem com o assunto antes de serem formalmente apresentados a ele. 

Outra grande armadilha diz respeito ao uso do ensino abstrato. Quando você apresenta o conceito somente com números e exemplos no quadro, as frações se tornam confusas e distantes da realidade. Neste contexto, o ideal é usar materiais concretos e exemplos práticos, como a divisão de uma pizza ou a utilização de copos medidores. 

Os objetos do cotidiano e os recursos visuais ajudam os alunos na visualização e compreensão das frações como parte de um todo. Inclusive, relacionar o tema à realidade das crianças irá transformá-lo em algo interessante e de fácil compreensão. 

Vale destacar outro erro comum que é o de focar tão-só na mecânica e esquecer do significado. Os alunos precisam entender o que as frações representam. A partir do momento em que eles souberem o que significa ½, as operações serão mais fáceis e intuitivas. 

Por fim, - e não menos importante, é necessário parar de subestimar o papel da diversão. Isso porque as frações são vistas como difíceis ou entediantes, pois são sérias e mecânicas, o que faz os estudantes perderem o interesse nelas.

Em razão disso, o indicado é apostar em jogos, dinâmicas e desafios que envolvem o conceito. Desta forma, o aprendizado será mais leve e motivador. Conheça, a seguir, uma proposta de atividade.

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Proposta de atividade para melhor absorção do conteúdo

Abaixo, você acessa uma proposta de atividade para que os alunos absorvam melhor o conteúdo!

Dinâmica: Cozinhando com frações (Bolinhos divertidos)

Objetivo: Ensinar o conceito de frações de forma prática e interativa, utilizando medidas reais para preparar uma receita simples. A atividade estimula o raciocínio matemático, o trabalho em equipe e a aplicação do conceito no cotidiano.

Ingredientes necessários: (Para uma turma de até 12 alunos)

  • 1 xícara de farinha de trigo;

  • 1/2 xícara de açúcar;

  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;

  • 1/4 de xícara de óleo vegetal;

  • 1/2 xícara de leite;

  • 1 ovo;

  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;

  • forminhas de papel ou silicone para bolinhos;

  • utensílios: copo medidor, tigelas, colheres, batedor ou colher de pau.

Modo de fazer:

  • Misture os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento) em uma tigela.

  • Adicione os líquidos (leite, óleo, ovo, baunilha) e mexa até obter uma massa homogênea.

  • Distribua a massa nas forminhas, enchendo cada uma até 3/4 da capacidade (reforçando o conceito de fração).

  • Asse os bolinhos em um forno portátil ou use uma alternativa prática, como uma máquina de cupcakes.

É importante destacar que os alunos devem participar do modo de fazer, exceto a finalização no forno que é responsabilidade do professor. Durante o preparo, é fundamental reforçar o conceito de que cada medida representa uma fração e que é válido observar as marcações nos copos medidores.

Reflexão Final:

Enquanto os bolinhos assam, é o momento de abrir uma discussão com os alunos, questionando:

  • Onde encontramos frações na receita? (Ex.: Meia xícara, um quarto de xícara)

  • Por que é importante usar a medida certa? O que poderia acontecer se colocássemos mais ou menos ingredientes que constam na receita?

  • Vocês perceberam que as frações fazem parte do dia a dia, mesmo fora da escola?

Pergunte também se eles conseguem pensar em outros momentos em que usamos frações (divisão de tempo, partilha de alimentos, entre outros).

Por fim, após a finalização da receita, compartilhem, degustem e celebrem o aprendizado de forma saborosa!

Indicações de jogos que podem ajudar no ensino das frações

E já que falei sobre a importância de ignorar os métodos tradicionais, conheça algumas indicações de jogos que podem ajudar no ensino das frações.

O Dominó Frações em Madeira é um jogo que favorece o aprendizado ativo. Com ele, os alunos interagem com o conceito, comparam e identificam as diferentes formas de representar as frações. Veja na Amazon

Outra sugestão para auxiliar no aprendizado dos cálculos fracionários é o círculo de frações. O jogo é composto por peças coloridas em MDF que representam as partes de um todo. Veja na Amazon

O Jogo das Formas em madeira ajuda as crianças a aprenderem frações, na prática. As ilustrações de pizza, melancia, laranja e rosquinha divididas, destacam o conceito das partes de um todo de maneira interativa e instrutiva. Veja na Amazon

Por fim, a Placa de Frações Montessori é um conjunto com 102 peças em círculos projetadas para o aprendizado fracionário. Além do ensino de frações, ela promove o pensamento lógico e a capacidade sensorial dos alunos.  Veja na Amazon

Sugestões de animações e vídeos educativos

Para finalizar, selecionei algumas sugestões de animações e vídeos educativos para assistir com os alunos e transformar o ensino das frações. 

[animação] Groovy o marciano aprende frações compartilhando uma pizza saudável com Phoebe - Disponível no YouTube

Em “Groovy, o Marciano”, vemos crianças que se aventuram na preparação de uma pizza caseira. Os pequenos são ensinados sobre a importância de dividir e fracionar a pizza conforme o número de pessoas que vão consumi-la. Veja o episódio 

[vídeo] As frações - Disponível no YouTube

No vídeo “As frações” se explora o conceito de frações e sua aplicação em situações cotidianas. O apresentador explica, ilustra os termos e mostra, por meio de exemplos lúdicos, como representar as quantidades fracionárias. Assista ao vídeo

[vídeo] Desafio matemático de frações - Disponível no YouTube

O vídeo “Desafio matemático de frações” apresenta um problema matemático que envolve o cálculo fracionário. Com ele, é possível avaliar como as crianças estão nas disciplinas e calcular o tempo que elas levam para realizar o exercício.  Veja o desafio aqui

A news da semana termina aqui. Espero que as sugestões sejam válidas para transformar a resistência ao aprender frações em entusiasmo.

Boa aula e até a próxima semana!

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