Esses filmes vão salvar a sua aula

Porque, às vezes, tudo que a gente precisa é de um bom roteiro.

Ei, professor(a), como está?

Se a escola na qual você estudou tinha sala de vídeo, provavelmente você teve dias (e aulas) mais felizes. 

Eu, por exemplo, me lembro do “dia do cinema”. Ah, como era maravilhoso saber que toda a minha turma teria um momento especial na semana. Isso ainda não mudou para mim. Afinal, gosto de reservar um ou mais momentos na semana para assistir a filmes e séries. 

Sabe por quê?

Tem coisa que só um bom filme consegue ensinar.

E não estou falando de decorar fórmulas ou memorizar regras gramaticais, mas de algo essencial: os valores que formam o caráter, os vínculos que aproximam, as emoções que se reconhecem, a empatia que se constrói.

Nesta edição da nossa newsletter, o assunto é como os filmes podem (e devem!) entrar no planejamento pedagógico do Ensino Fundamental I. Eles são ferramentas para trabalhar habilidades socioemocionais, resolver conflitos e criar conexões afetivas em sala de aula.

Boa leitura!

Muito além do entretenimento: filmes como ferramenta de aprendizagem no Fundamental I

Sim, dá para ensinar com cinema (e encantar também)

O uso de filmes em sala de aula ainda é, muitas vezes, visto apenas como um momento de “entretenimento” ou “quebra da rotina”. Mas, quando bem escolhidos e mediados, eles são pontes de aprendizagem, especialmente para crianças em processo de formação emocional, social e ética.

Filmes contam histórias, e histórias têm poder.

Elas despertam empatia, ajudam a compreender o outro, provocam conversas e convidam à reflexão. Isso, por si só, já seria motivo suficiente para levá-los à escola com mais intenção. 

Entretanto, ao apostar em filmes com temas como amizade, respeito, inclusão, convivência e emoções, há uma contribuição para o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC.

Um bom exemplo, é o filme Leo, da Netflix. O longa animado surpreende pela forma como trata a socialização entre colegas, as inseguranças da infância e o papel do professor como figura acolhedora. 

O Divertidamente também deveria ser quase obrigatório em todo início de ano letivo. O filme apresenta, de forma divertida e acessível, como lidamos com nossas emoções, especialmente aquelas que tentamos evitar, como a tristeza. 

Além deles, o Ron Bugado mistura tecnologia e o foco nas relações humanas. A trama aborda a importância da amizade verdadeira, o perigo das redes sociais como parâmetro de valor pessoal e os desafios do bullying.

Esses são apenas três títulos entre muitos que podem ser usados com intencionalidade pedagógica. O segredo está na escolha do filme, na mediação realizada antes, durante e depois da exibição.

Uma boa ideia é propor rodas de conversa, produção de texto com base nos personagens, criação de cartazes com mensagens-chave ou até dramatizações. No fim das contas, o filme é só o ponto de partida. O que faz a diferença é como ele é usado para transformar conteúdo em experiência significativa.

E que bom saber que, com uma tela ligada e corações abertos, podemos ensinar tanto quanto com livros e lousas e, às vezes, até mais.

Conteúdo do site em destaque

Plano de aula com o filme “O Extraordinário”

Plano de aula: O Extraordinário

Série/ano: 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental I
Duração: 2 a 3 aulas (adaptável conforme disponibilidade)
Filme: Extraordinário (Wonder, 2017)
Classificação indicativa: 10 anos
Tema central: respeito às diferenças, empatia, bullying, amizade e inclusão.

Objetivos:

  • refletir sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças;

  • desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro;

  • trabalhar o autoconhecimento e a valorização das próprias qualidades;

  • promover a convivência respeitosa no ambiente escolar.

Etapas da aula:

1. Preparação (pré-filme) – 30 a 40 minutos

Roda de conversa:
Faça perguntas provocadoras, como:

  • Como você se sentiria sendo diferente de todos os colegas?

  • Já aconteceu de alguém ser excluído por algo que não escolheu?

  • O que é empatia? Como podemos praticá-la?

Atividade rápida:

Escreva no quadro a palavra "Extraordinário" e peça que cada aluno diga o que vem à cabeça ao ouvir essa palavra. Registre as respostas para retomar depois do filme.

2. Exibição do filme – 1h50 (pode ser dividido em dois momentos)

  • oriente os alunos a prestarem atenção nos sentimentos dos personagens, não só no Auggie, mas também nos colegas, professores e na irmã.

3. Debate pós-filme – 40 minutos

Roda de conversa guiada:
Algumas perguntas para estimular o diálogo:

  • De qual personagem você mais gostou? Por quê?

  • Como o Auggie se sentia no primeiro dia de aula?

  • Você acha que os colegas mudaram ao longo do filme? O que os fez mudar?

  • O que podemos aprender com essa história?

4. Atividade escrita ou artística – 1 aula

Opção 1: Produção de texto

  • “O que significa ser extraordinário?”
    Os alunos escrevem uma pequena redação ou bilhete para o Auggie, com palavras de acolhimento ou contando o que aprenderam com ele.

Opção 2: Atividade artística

  • Criar um cartaz coletivo com a frase:
     “Ser diferente é normal”
    Cada aluno contribui desenhando algo que represente a empatia, o respeito ou algo que os torne únicos.

Recursos necessários:

  • cópia do filme (pode ser via streaming ou DVD);

  • projetor ou TV;

  • cartolina, lápis de cor, canetinha, cola (se for atividade artística);

  • caderno ou folha para redação.

Dica extra:

Você pode complementar com a leitura de trechos do livro Extraordinário ou usar a versão infantil Somos todos extraordinários, que também é perfeita para o Fundamental I.

Outras sugestões de filmes para sala de aula

Além dos filmes citados acima, selecionei outros títulos que podem agregar (e muito!) na rotina escolar. 

[filme] Procurando Nemo - Disponível no Disney+

"Procurando Nemo" conta a história de um peixinho que se perde no oceano e de seu pai que, determinado a encontrá-lo, vive aventuras repletas de valores como amizade, coragem e amor familiar. Temas importantes para o desenvolvimento emocional e social dos pequenos. Assista ao trailer aqui 

[filme] Elementos - Disponível no Disney+

"Elementos" narra o encontro entre fogo e água em uma cidade onde os elementos naturais vivem separados. A história transmite lições sobre aceitação, respeito às diferenças e empatia, ajudando as crianças a lidarem melhor com emoções e relações no dia a dia. Assista ao trailer aqui

[filme] Super Mario Bros - Disponível em Amazon Prime, Apple TV e Google Play Filmes

Por fim, em "Super Mario Bros" acompanhamos os irmãos Mario e Luigi em uma missão para salvar a Princesa Peach, do Reino dos Cogumelos. A aventura incentiva a coragem, o trabalho em equipe e a persistência, valores que ajudam os pequenos a enfrentarem desafios com confiança. Assista ao trailer aqui

Saiba mais sobre entretenimento e aprendizagem

Até aqui, ficou claro que nem só de livros e cadernos são feitas as aulas, não é mesmo? Investir em entretenimento é honrar o “aprender brincando” tão defendido por grandes pensadores. Abaixo, você confere cursos gratuitos que envolvem dinâmicas e maneiras diferentes de aprendizagem.

O curso “Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1” é gratuito e alinhado à BNCC. Com uma carga horária de 10 horas, você acompanha um estudo de caso com o jogo “Feche a Caixa” que auxilia no desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas matemáticos. Acesse a plataforma aqui

Alinhado à BNCC e totalmente gratuito, o curso “Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, dispõe de uma carga horária mais intensa. São 40 horas para conhecer dinâmicas que ajudam na aprendizagem da Língua Portuguesa. Acesse a plataforma aqui 

Por fim, o curso “Especial Jogos” é uma espécie de conhecimento interdisciplinar que oferece uma experiência única para você usar jogos em suas aulas. São 4 cursos com 40 horas cada, 100% gratuitos e alinhados à BNCC. Acesse a plataforma aqui

A nossa news termina aqui. Aproveite as dicas de filmes para transformar as suas aulas e ensinar de forma dinâmica e eficiente.

Boa aula e até a próxima edição!

Reply

or to participate.