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Conectando saberes: a matemática e sua relação com outras disciplinas

Entenda como a abordagem interdisciplinar pode transformar o ensino de matemática, tornando-o mais relevante e aplicável ao cotidiano dos alunos.

Ei, professor(a), como está?

Se tem algo que nós sabemos bem é que a matemática sozinha pode ser um baita “pesadelo” para os alunos, né? Neste contexto, eu tenho até uma lembrança de uma criança que sempre ficava doente só para não ter que fazer cálculos e resolver probleminhas. 

“Mal sabia ela que na vida adulta essas são as duas coisas que nós mais fazemos”

No entanto, nós também sabemos que embora seja um pouco mais exigente do que as demais, a disciplina não é um “bicho-de-sete-cabeças”. E sim, existem algumas estratégias que podem simplificá-las. 

Na news dessa semana vou falar sobre a interdisciplinaridade! Ou seja, o ato de mesclar as disciplinas para um único objetivo. 

Alguma vez você tentou isso?

Pois bem, ao combinar a matemática com outras matérias o estigma de “disciplina chata” é derrubado, uma vez que as crianças conseguem se conectar com ela. Inclusive, essa abordagem torna o ensino muito mais atrativo e dinâmico. 

“Sim, eu sei que falo muito as palavras: “atrativo” e “dinâmico”, mas com toda a tecnologia atual, uma aula sem esses adjetivos nada mais é que 50 minutos de fracasso.”

E, vamos ser sinceros como somos nas salas dos professores: a matemática quando vira parte do “pacote” de outras matérias se transforma em algo muuuito mais legal. Não é mesmo?

Então, vamos descobrir como isso funciona na prática?

Boa leitura!

Quando as disciplinas se encontram, a matemática faz mais sentido!

Entenda como a combinação de diferentes áreas do conhecimento pode ajudar seus alunos a ver a matemática sob uma nova perspectiva

Até aqui ficou claro que algumas abordagens tornam a matemática menos “assustadora”. Concorda? Contudo, é hora de entender como isso pode ser feito na prática. Afinal, após a leitura você já pode pôr a “mão na massa”. 

A boa notícia é que conectar disciplinas não precisa ser algo complicado. Inclusive, abaixo deixei uma proposta que vai te ajudar - e muito - a fazer isso de maneira simples e criativa. De antemão, já posso adiantar que é possível integrar a matemática em qualquer matéria. 

Em ciências, por exemplo, é possível trabalhar com medições e proporções em experimentos ou explorar o sistema solar. Já em história, pode-se usar datas e cronologia para trabalhar as operações matemáticas. Inclusive, calcular intervalos de tempo entre eventos históricos é uma excelente forma de fixar conceitos de adição e subtração. 

Na arte, a matemática aparece em toda parte. Desde as formas geométricas até os padrões e simetrias das obras. É claro que a geografia também não poderia ficar de fora. Ao estudar mapas, as crianças aprendem a calcular distâncias e os conceitos de medida em um contexto de mundo real.

Esses pequenos exemplos nos mostram que a matemática está longe de ser uma disciplina isolada. Assim, ao trabalhar com diferentes matérias em conjunto, as crianças reforçam o conhecimento e ainda percebem o quanto o aprendizado está conectado.

Quando as demais áreas de estudo são interligadas, a matemática é vista sob outra perspectiva. Os alunos percebem o quanto ela faz sentido e está presente no cotidiano. Melhor dizendo, a interdisciplinaridade não apenas facilita o ensino-aprendizagem como mostra outros caminhos para ele. 

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Sugestão de projeto interdisciplinar

Conheça, agora, uma sugestão de projeto interdisciplinar para aplicar em sala de aula. 

Projeto: "A viagem ao mundo dos números"

O projeto “A viagem ao mundo dos números” é uma forma de integrar a matemática a outras disciplinas, proporcionando uma experiência completa aos alunos. 

Objetivo

Conectar a matemática a outras disciplinas por meio de um projeto criativo, colaborativo e interdisciplinar. Neles, os alunos devem montar um mundo fictício que une diversas disciplinas. 

Materiais Necessários

  • materiais escolares do dia a dia;

  • cartolina, tintas e pincéis para construções artísticas;

  • materiais recicláveis;

  • itens para experimentos científicos (balanças, termômetros, etc.).

Etapas do Projeto

1. Introdução e Planejamento (Duração: 1 aula)

A ideia é iniciar o projeto com uma discussão sobre a importância da matemática. Além disso, é fundamental destacar por meio de exemplos as formas de conexão entre ela e as demais disciplinas. 

Após essa introdução, explique aos alunos que eles deverão criar um “Mundo dos números”. Esse mundo deve ser composto por cidades fictícias nas quais cada uma se conecte com a matemática e outras disciplinas, de alguma forma.

2. Desenvolvimento das Áreas Temáticas (Duração: 2-3 aulas dependendo da complexidade e do tempo disponível)

Nesta etapa os alunos serão divididos em grupos e cada um deles assumirá uma cidade, ou seja, uma área temática. Essas áreas podem incluir:

  • arte e matemática: construções de prédios, pontes e monumentos que envolvem números, cálculos de perímetros, entre outros;

  • ciências e matemática: criação de estação de experimentos que usam medições como temperatura, peso e distância;

  • história e matemática: desenvolvimento de uma linha do tempo que conta a história da cidade por meio de datas, eventos históricos e cálculos do intervalo de tempo entre eles.     

3. Construção do "Mundo dos números" (Duração: 3-4 aulas)

Esta é a etapa mais importante, pois é o momento de tirar as ideias do papel. É válido reservar de 3 a 4 aulas para as crianças construírem essa cidade e explicarem as conexões entre a matemática e as outras disciplinas. 

Vale dizer que o “céu é o limite” na hora dessa criação, isso porque pode ser usado todo o tipo de material, inclusive o reciclável. Além disso, os professores precisam auxiliar as crianças, especialmente as pequenas. 

4. Apresentação do projeto (Duração: 1-2 aulas)

A penúltima etapa é a apresentação, período em que os alunos vão expor os trabalhos e discorrer sobre eles para pais, professores e outros colegas. 

5. Reflexão e Discussão (Duração: 1 aula) 

Por fim, a última etapa consiste na reflexão e discussão do projeto. Nesse momento, os alunos devem compartilhar o que aprenderam durante a execução do trabalho. É importante conduzir a conversa de modo que todos entendam a importância de interligar as disciplinas. 

Avaliação

A avaliação do projeto pode ser feita com base nos seguintes critérios:

  • criatividade e originalidade;

  • capacidade de conectar a matemática com as outras disciplinas de forma que faça sentido;

  • participação ativa nas discussões e apresentações;

  • colaboração e trabalho em equipe. 

Resultados esperados

Espera-se que neste projeto os alunos desenvolvam o pensamento crítico e criativo, e se sintam estimulados para trabalhar em grupo e socializar. Além disso, é previsto que a proposta mostre às crianças o quanto a matemática é fundamental para a compreensão do mundo em sua totalidade. E claro, o quanto pode ser divertida!

Indicação de atividades culturais

E já que estamos falando de interdisciplinaridade, selecionei algumas atividades culturais que têm tudo a ver com o assunto. Veja abaixo!

Você sabia que para visitar um museu nem é preciso sair de casa? Isso mesmo, a Prefeitura do Estado de São Paulo reuniu 30 opções de museus virtuais para você conhecer e “levar” seus alunos. Basta clicar nos links e conhecer um mundo de novas histórias. Saiba mais aqui 

Agora, para você que mora em São Paulo, o Museu da Matemática Prandiano é um lugar espetacular. Muito mais do que visitar, também é possível se inscrever em cursos e conhecer o local de forma online. Saiba mais aqui

Além dos museus, indico cinco parques naturais para mesclar Ciências com Matemática. No entanto, se nenhuma localidade mencionada for viável para você, procure por lugares mais próximos, mas não deixe de investir nessa proposta.  Saiba mais aqui

Sugestões de ferramentas digitais

Para finalizar, selecionei algumas sugestões de ferramentas digitais que podem, inclusive, ser muito úteis para o planejamento do seu projeto interdisciplinar. Veja abaixo:

[Miro] Quadros e mapas mentais

O Miro é uma plataforma que possibilita a construção de quadros com notas, diagramas e mapas mentais. Com ele, é possível planejar atividades e ainda contar com a colaboração em tempo real de outros usuários. Perfeito para o projeto interdisciplinar. Crie o seu espaço aqui 

[Trello] Organizador de demandas

Bem semelhante à ferramenta anterior, o Trello é um aplicativo de planejamento diário que ajuda na organização de demandas. O grande diferencial é poder marcar tarefas em andamento e as já realizadas. O melhor é que funciona no computador ou no celular. Crie seu quadro aqui 

[Quizlet] Materiais de estudos personalizados

Uma excelente plataforma também para os alunos, o Quizlet permite a criação e estudo por meio de cartões de memorização, questionários, resumos, listas e outros materiais personalizados. Cadastre-se aqui

Mais uma news acaba por aqui e eu espero que ela tenha sido útil para te ajudar a explorar a interdisciplinaridade. Por se tratar de um assunto tão amplo, não esqueça de compartilhá-la com seus colegas de profissão. Inclusive, responda a este e-mail se tiver sugestões de pautas.

Boa aula e até a próxima semana!

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